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APAE - INHAPIM

Entidade Filantrópica

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plano estrategico

I-APRESENTAÇÃO:

A APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Inhapim, é uma entidade civil, filantrópica de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos,funda em 05/06/1997,mantenedora da Escola Genadir de Souza Nicolau,localizada a Rua Padre Vigilato,144,Inhapim ,inscrita no C.N.P.J 01.974.296.0001-04,atende a pessoa portadora de deficiência como sua família na defesa de seus direitos.

MISSÃO-Promover e articular ações de defesas de direitos,prevenção,orientações,prestação de serviços,apoio á família,direcionadas á melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e á construção de uma sociedade justa e solidária.

VISÃO-Movimento de pais, amigos e pessoas portadoras de deficiência, de excelência e referencia no país, na defesa de direitos e prestação de serviços;

II-AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2008

A APAE-Inhapim,sem perder de vista o seu planejamento estratégico e sintonizada com os ideários de prestar um serviço de qualidade ,traçou as seguintes ações a serem desenvolvidas no ano de 2008:

A-PROCESSO DE PLANEJAMENTO E APROVAÇÃO DAS CONTAS:

1-Elaborar o Relatório de gestão 2007;
2-Realizar reuniões com a Diretoria e funcionários para discutir as prioridades das Instituições;
3-Buscar traçar as metas para melhorar os atendimentos para 2009;
4-Realizar reunião do Conselho Fiscal da Diretoria para aprovação das Contas de 2007;

 B-DIRETRIZES GERAIS :

1-Priorizar ,como diretriz para 2008,o resgate das famílias e fortalecimento dos autodefensores;
2-Realizar reuniões com o Presidente e Diretoria da Instituição;
3-Realizar reuniões com a equipe técnica para averiguar os resultados,
4-Realizar exposições dos trabalhos dos alunos da APAE;
5-Divulgar as atividades da instituição bem como o tema que irá nortear os trabalhos do ano de 2008-Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade. 

C- AÇÕES RELATIVAS AO FORTALECIMENTO DO VINCULO COM A FAMILIA:

1-Estudo sobre estrutura ,dinâmica e redes de apoio da família apaeana;
2-Levantamento na rede dos projetos e ações voltadas exclusivamente para o apoio ás famílias ;
3-Continuar através do Serviço Social da instituição dando suporte as famílias no intuito orientá-los  nos seus questionamentos e oferecer esclarecimentos sobre as dificuldades que enfrentam suas interações familiares(trocando idéias ) ;
4-Assegurar a participação das famílias nos eventos da Instituição como reuniões ,palestras,eventos na comunidade ,entre outros.
5-Elaborar um trabalho voltado para esclarecer as famílias como envelhecer de forma saudável;
6-Realizar os pontos importantes para verificar os pontos importantes como os da educação,atenção  a saúde e trabalho ,emprego e renda ;

D-PUBLICAÇÕES

1-Realizar publicação de jornal com os eventos e objetivos alcançados pela Instituição ;
2-Divulgar o Balanço Patrimonial no Jornal da Região ,prestando conta a comunidade .


E-DATAS IMPORTANTES DO CALENDARIO DA APAE-INHAPIM :

DATA  COMEMORAÇÃO
08 de março  Dia Internacional da Mulher
21 de março  Dia Mundial da Síndrome de Down
8 de abril  Páscoa
1º de maio  Dia do Trabalho
12 de maio  Dia do Enfermeiro
13 de maio  Dia das Mães
15 de maio  Dia do Assistente Social
20 de julho Dia da Amizade
12 de agosto  Dia dos Pais
21 e 28 de agosto  Semana Nacional do Excepecional
27 de agosto  Dia do Psicólogo
31 de agosto Dia Nutricionista
4 de agosto a 8 Semana da Família
 
21 de setembro Dia Nacional de luta das Pessoas com Deficiência
30 de setembro  Dia da Secretária
19 de junho  Festa Junina
1º de outubro  Dia do Idoso
11 de outubro  Dia Nacional da Pessoa com Deficiência
12 de outubro  Dia das Crianças
13 de outubro  Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional
15 de outubro  Dia do Professor
18 de outubro  Dia do Médico
25 de outubro  Dia do Dentista
03 de dezembro  Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
4 de dezembro  Dia do orientador Educacional
5 de dezembro Dia Internacional do Voluntário
5 de dezembro  Dia da Acessibilidade
7 de dezembro  Dia da Assistência Social 
8 de dezembro  Dia da Família
9 de dezembro  Dia do Fonoaudiólogo
11 de dezembro  Dia Nacional das Apaes
16 de dezembro  Dia da Festa da família (alunos,funcionários,pais e comunidade)
25 de dezembro Natal e Ano Novo


 F-EIXO-CAPTAÇÃO DE RECURSOS

TELE-APAE –Captar recursos junto a comunidade.

COMÉRCIO  –Prospecção de parcerias

SHOW DE PREMIOS- Captar recursos

ALMOÇOS ,SERESTAS,RIFAS   –Captar recursos

G-EVENTOS

• Apresentações em escolas,comunidade,igrejas ,na própria instituição e outros. 

H-ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

São Dois setores que fazem parte da APAE que têm por competência e efetivação da execução de todo o planejamento da instituição,ambos devem estar devidamente interagidos de forma correta e adequada   para se alcançar êxito em todos os procedimentos físicos e financeiros.

II-AÇÕES E METAS

COORDENAÇÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL

• Busca da sustentabilidade financeira da Entidade;
• Aprimoramento da programação financeira dando ênfase no controle das despesas e dos custos para desta forma aumentarmos a receita e projetarmos um lucro liquido para 2008 de forma mantermos as contas pagas, e realizar maiores investimentos em todos os setores.
• Monitoramento mensal dos índices econômicos financeiros,através dos balancetes para medirmos sempre a rentabilidade,capacidade de pagamentos e solvência da instituição.
• Modernização de arquivos contábeis
• Modernização de arquivos documentais .
• Controle e gerenciamento do Patrimônio-Inventário
• Publicar o Manual de rotinas Financeiras e Contábeis .

J- COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA

• Estrutura Física –Prevista a realização das ações: Construção do Centro de Fisioterapia no terreno que foi doado a Instituição;
• Melhoria na comunicação interna e externa,dos solicitantes de demandas necessárias para a realização de eventos;

L-JURÍDICO

• Encaminhar as necessidades das famílias no setor Jurídico ao Advogado que compõe a Diretoria da Instituição.
• Acompanhar as famílias quando necessários juntamente com a representante da Instituição ao FORUM da Comarca da Cidade.
• Formalização de Processos de Denúncias.

M- CALENDARIO DAS OBRIGAÇÕES ANUAIS:

JANEIRO

Entrega do Plano de Ação ao INSS-Para manutenção da Isenção da Cota Patronal
Renovar o Atestado de Funcionamento a 03 Autoridades locais
Prestação de Conta as Prefeituras que possuímos convênio
Renovação do termo de Adjunção dos Professores a S R E de Caratinga  e Federação   
Posse da Diretoria

FEVEREIRO

Realizar a renovação das matriculas
Renovar certificado do SEDESE
Entrega do Calendário e Grade Curricular na S R E –Caratinga 
Renovar as matriculas dos alunos da Instituição
Reuniões Pedagógicas
Estudo de Caso pela Equipe/Técnica 

ABRIL

Prestação de Conta ao Ministério da Justiça
Prestação de Conta a Diretoria e a Comunidade
Prestação de Conta ao INSS-Manutenção da Cota Patronal
Renovação dos Certificados
Reuniões Pedagógicas
Estudo de Caso pela Equipe/Técnica 


JUNHO

Renovar o Avara  do SUS
Reuniões Pedagógicas
Estudo de Caso pela Equipe/Técnica

DEZEMBRO

Encerramento do Ano Letivo ,organizando os documentos dos alunos, do Ensino : Educação Infantil,Educação do Ensino Fundamental e EJA .


IV-OBJETIVOS:

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Inhapim,é uma entidade filantrópica,assistencial,beneficente,tem por objetivo o atendimento á pessoa portadora de deficiência,que se caracteriza por perda total ou parcial de função psicológica,fisiológica ou anatômica,necessitando de atendimento especializado:

• Para a consecução de seus objetivos a APAE de Inhapim se propõe a:

A-Promover o livre ingresso aos que solicitarem a sua filiação como assistidos;

B-Cooperar com as instituições empenhadas no amparo á saúde, á educação, ao desenvolvimento  e integração social ao portador de deficiência;

C-Motivar a comunidade a melhor conhecer a causa do portador de deficiência e cooperar com ás  entidade interessadas na sua defesa;

D-Promover entendimento com todos os setores de atividades,contribuindo para a criação de adequadas oportunidades de trabalho para o portador de deficiência;

E-Contribuir para intensificação de intercâmbio entre as entidades,associações e instituições públicas e privadas,voltadas para o atendimento do portador de deficiência;

G-Realizar campanha financeira de âmbito municipal,regional e estadual,com objetivo de levantar  fundos destinados a auxiliar as obras de assistência ao portador de deficiência,ás suas famílias e também para a realização de suas finalidades;

H-Convênios com órgãos públicos federais,estaduais e municipais,bem como solicitar e receber auxílios ou subvenções de órgãos públicos e privados;

I-Firmar convênios com entidades análogas,órgãos públicos e empresas para aquisição de equipamentos médicos de reabilitação e educacionais ,destinados a suprir suas carências;

V-MODALIDADES DE ATENDIMENTO DA APAE :

A-Clínica Médica:


• Neurologia
• Fisioterapia
• Fonoaudióloga
• Odontologia
• Estimulação Precoce
• Enfermagem
• Psicologia
• Psicomotrocidade
• Pedagogia
• Terapia Ocupacional
• Assistência Social
• Autismo

B-EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO INFANTIL

• Reuniões de Pais
• Orientação á família
• Reuniões Pedagógicas
• Atendimento individual
• Capoeira
• Educação Física
• Avaliação Inicial
• Reavaliação

ENSINO FUNDAMENTAL

• Reuniões de Pais
• Orientação á família
• Reuniões Pedagógicas
• Atendimento Individual
• Educação Física
• Avaliação Inicial
• Reavaliação


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO -EJA

• Reuniões de pais-participação nos projetos
• Oficinas
• Atendimento Psicopedagógico
• Visitas ás empresas
•  Educação de Jovens e Adultos
• Avaliação Inicial
• Reavaliação
• Reuniões Pedagógicas
• Orientação familiar
• Grupo Cidadania com habilidades básicas de gestão
• Oficinas Pré-Profissionalizante

C-SOCIAL

• Capacitação Profissional
• Inserção no mercado de trabalho
• Práticas esportivas
• Apoio a cidadania
• Obtenção de benefícios previdenciários
• Regularização e obtenção de documentos
• Acompanhamento evolutivo da familia
• Medicamentos
• Aparelhos de órteses e prótases
• Exames de disgnóstico e terapia
• Orientação psicossocial á família 
• Alimentação

D-FISIOTERAPIA

• Habilitação e reabilitação de portadores de deficiência fisíca;
• Atendimento e orientação a funcionários da APAE;
• Orientação e atividades psicomotoras pedagógicas.

E-PSICOLOGIA

• Reuniões quando houver necessidade;
• Atendimento psicológico individual;
• Atendimento psicológico em grupo
• Orientação e acompanhamento familiar,professores ,funcionários,fisioterapia.
• Coparticipação do Setor nos eventos realizados na instituição ;
• Psicodiagnóstico clínico e entrevista de anamnese,triagem;
• Acompanhamento sala de aula e setor pedagógico em especial ;
• Psicologia organizacional básica;
• Pesquisas,projetos e elaborações para qualidade e excelência da Educação Especial;
• Estudos de casos clínicos em reunião;
• Palestras e debates conscientizadores.

F-FONOAUDIOLOGIA

• Orientação familiar
• Avaliação auditiva;
• Estimulação de linguagem;
• Adequação das funções estomatognáticas;
• Respiração;
• Mastigação /deglutição
• Fala e voz;
• Orientação aos professores e familiares;
• Participação nas atividades junto ao setor pedagógico.

G-ODONTOLOGIA

• Tratamento curativo aos alunos de sala de aula,setor de fonouadiologia e fisioterapia.
• Tratamento preventivo aos alunos e bebes que ainda não frequentam sala de aula;
• Instrução de higiene oral ás mães no consultório e palestras educativas ao longo do ano.
• Avaliação e anamnese odontológica na 1ª consulta.
• Sirurgias de canal aos nossos alunos.


H-ENFERMAGEM

• Tratamento de pessoas que convivem e cuidam de outras com a finalidade de manter ou restaurar a dignidade do corpo em todos os âmbitos da vida.
• Orientar os educandos e a família quanto aos procedimentos técnicos de cuidados;
• Fazer visita pré-alta ao domicilio;
• traçar programas de cuidados com metas a serem avaliadas periodicamente.
• Orientar,principalmente os educandos deficientes que recebem alta hospitalar sem receber quaisquer informações acerca de como proceder extra muros institucionais .
• Realizar entrevistas;
• Coordenar e supervisionar estágios de estudantes de enfermagem ;
• Executar outras atividades inerentes ao seu cargo atribuídas pela Direção;
• Contribuir com a Direção, quando necessário ,da realização de cursos de aperfeiçoamento aos funcionários ;
• Elaborar relatórios.


Vi-PÚBLICO ALVO

A Instituição promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ,em seus ciclo devida,crianças,adolescentes,adultos e idosos,buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania   conta com 182 usuários no ano de 2007 ,na faixa etária  sem limite de idade  ,que frequetam os diversos atendimentos oferecidos.Poderá ocorrer um acréscimo de 15 alunos durante o ano.


CLIENTELA ATENDIDA EM 2007: NESTE QUADRO A APAE DISTRIBUIU CONFORME TIPO DE ATENDIMENTO POR FAIXA ETÁRIA:


TIPO DE ATENDIMENTO 0 A 03 ANOS 4 A 6 ANOS 7 Á 10 ANOS  11 Á 14 ANOS  15 Á 18 ANOS + DE 18 ANOS  TOTAL
ESCOLA 07 08 13 19 14 61 122
CLÍNICA 02 15 10 10 02 02 41
SERVIÇOS DE APOIO 06 02 02 02 04 03 19
TOTAL        182


NÚMERO DE PESSOAS POR DEFICIÊNCIA ATENDIDAS PELA APAE-2007: NESTE QUADRO A APAE DEVERÁ DISTRIBUIR SUA CLIENTELA ATENDIDA NO ANO DE 2006,CONFORME DEFICIENCIA:

DEFICIENCIA 0 a 3
anos 4 á 6
anos 7 a10
anos 11á 14
anos 15 a 18
anos + de 18 anos Total
Auditiva  01 01 01 02 02 07
Física  03  13 01 02 19
Mental 03 02 01 06 28 63 103
Múltipla 02 04 06 02 10 25 49
Visual 01 01 01 02   04
Outras    01   
Total       182
 

 

 

 

 

NÚMERO DE PESSOAS POR DEFICIÊNCIA QUE SERÃO ATENDIDAS PELA APAE EM 2007: PREENCHER ESTE QUADRO, INFORMANDO A PREVISÃO DE CLIENTELA QUE SERÃO ATENDIDOS PELA APAE EM 2007, DISTRIBUINDO-OS  CONFORME DEFICIENCIA E IDADE:


DEFICIENCIA 0 a 3 anos 4 a 6anos 7 a 10 anos 11 a 14 anos 16 á 18 anos + de 18 anos Total
Auditiva  01 01 01 02 02 07
Física  03  13 01 02 19
Mental 03 02 01 06 28 63 103
Múltipla 02 04 06 02 10 25 49
Visual  01 01 01 01   
 
Número de Pessoas por deficiência que serão atendidas pela APAE em 2008:  

Deficiência 0 á 3
anos 4 á 6 anos 7 á 10 anos 11 á 14 anos 15 á 18 anos + de 18 anos
Auditiva  0 0 0 1 0 5
Física  0 0 0 0 0 0
Mental  0 0 8 15 22 28
Múltipla  16 3 0 2 10 24
Visual  2 0 0 1 1 0
Outras  04 23 5 9 5 8

Total – 192 pessoas

Os usuários residem na sua maioria com seus familiares, em Inhapim e outros municípios vizinhos, como segue abaixo:

• INHAPIM
• DOM CAVATI
• 01 ALUNA DE UBAPORANGA
• 01 ALUNA DE SÃO JOÃO DO ORIENTE

Os usuários dos municípios próximos, são transportados através de ônibus de linha, e suas passagens fornecidas pelas Prefeituras locais.Os demais usuários que residem em Inhapim, são trazidos por suas famílias ou transportados por 01 Kombi da Instituição.


V-CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS DO PÚBLICO ALVO:

A clientela atendida pela APAE na sua maioria possui situação sócio-econômica baixa, com per-capta inferior ou igual a ½ mínimo.


VI-TIPO DE DEFICIENCIA DO PÚBLICO ALVO :

• Deficiência Mental
• Deficiência Física
• Deficiência Auditiva
• Deficiência Múltipla
• Outras Deficiências
• Outras


VII- RECURSSOS HUMANOS

Para possibilitar os atendimentos que propõe á pessoa portadora de deficiência, a APAE de Inhapim contará com o seguinte quadro de Recursos Humanos:

A- PROFISSIONAIS DA AREA DE SAÚDE

• 01 neurologista
• 02 fisioterapeuta
• 01 psicóloga
• 01 fonoaudióloga
• 01 auxiliar de enfermagem
• 01 dentista
• 01 oftalmologista
• 01 Terapeuta Ocupacional

B-PROFISSIONAIS DA AREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

• 01 Assistente Social

C-PROFISSIONAIS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

• 01 diretor administrativo
• 01 motorista
• 01 auxiliar de secretaria

D-PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

• 01 Diretora Pedagógica
• 01 Pedagoga
• 01 Professora de arte
• 01 professor de capoeira
• 01 professora de educação física
• 11 professoras
• 03 professores cedidos pela prefeituras a qual temos convênio
• 01 funcionário para atendimento de Psicomotricidade

F- PESSOAL DE APOIO E SERVIÇOS GERAIS

• 01 cozinheira
• 02 faxineiras
• 03 auxiliares de serviços gerais

G- NUMERO DE ALUNOS INCLUIDOS NA INICIAÇÃO PARA O TRABALHO –
16 alunos

H-NUMERO DE ALUNOS QUALIFICADOS PARA O TRABALHO- 41

I-ALUNOS EM EMPREGO COMPETITIVO TRADICIONAL – 03

J-TEMOS ORGANIZAÇÃO DE AUTODEFENSORES –01 aluno

L- FORTALECIMENTO INSTITUICIONAL –Sim com reuniões de estudos,promove reuniões para elaboração do planejamento da APAE ,estudos de caso,defende os direitos das pessoas com deficiência no município ,utiliza instrumentos de avaliação dos serviços prestados,faz avaliação de desempenho dos profissionais ,participa dos congressos estaduais,participa do Festival de Artes,participa da Olimpíadas.Este ano de 2007 a APAE cediou pela primeira vez a Olimpíada Regional das APAes.Temos 11 pais que fazem parte da Diretoria,30 da comunidade,temos 02 voluntários da comunidade,participou de Conselhos de Direitos,Buscou parceria com a comunidade.


VIII-ESTRUTURA FÍSICA E EQUIPAMENTOS

   Para suporte de suas atividades,a APAE de Inhapim disponibilizará,além dos equipamentos necessários,e infra-estrutura existe,contendo 01 recepção,01 secretaria ,06 salas para atendimento clinico,01 sala de psicomotricidade,02 banheiro sendo 01 feminino com 03 vasos e masculino  com 03 vasos,01 DML,01 sala para Tele-apae,01 sala de arte.Parte térrea está ligada por uma rampa,01 cozinha com banheiro,refeitório,banheiros 01 feminino com 03 vasos,masculino com 03 vasos,01DML,01 lavanderia,03 banheiros,01 sala para autista,01 sala para professores com banheiro masculino e feminino.Toda estrutura está devidamente adaptada conforme Exigências da Vigilância Sanitária, pois temos convênio com o SUS.Temos 01 consultório Odontológico completo.Conseguimos ampliar o prédio com um salão  onde será oferecido as aulas de capoeira e educação física.

 Observação:Este ano conseguimos oferecer consultas com neurologistas gratuitas, atendimento odontológico gratuitos.Todos os funcionários estão devidamente registrados.Recebemos de doação um terreno de 02,530 há (dois hectares,cinqüenta e três ares e cinqüenta centiares) onde pretendemos construir no prazo mínimo de 2 anos um local de fisioterapia com piscina aquecida,campo de futebol ou seja um local de treinamento para nossos alunos e ao mesmo tempo um local de lazer onde alugares para obter renda e manter o próprio local. 

Os profissionais da APAE realizaram diversos cursos de capacitação durante ano de 2008,realizaram reuniões pedagógicas ,reuniões com os técnicos ,com Diretoria,realizamos diversos eventos na comunidade no intuito de arrecadar proventos para melhorar cada vez mais a prestação de serviços que oferecemos.


InhapimMG/2008

 

JOSÉ MARQUES DE ANDRADE
PRESIDENTE
 
 
         

 

 

 

 

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Telefone: (33) 33152705

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